Passeio de Escuna

Escunas são embarcações próprias para navegação marítima e passeios turísticos.

Toda em madeira, possui: mastro(s), pau-de-giba, quilha, casario, motor de popa, botes rijos, bote(s) inflável(is), coletes salva-vida, rádio de comunicação, timão, toldo pra sombra, banheiro, três tripulantes - mestre, marinheiros.

Estas embarcações impressionam por seu charme e porte, chegando a ter capacidade para 100/120 passageiros.

Navegando com uma escuna para o Recife de Fora visualiza-se a orla norte da cidade de Porto Seguro com suas falésias, cidade alta (histórica), hotéis, cabanas de praia, além dos arrecifes naturais que dividem o rio do mar e que originaram o nome da cidade; o encontro do rio Buranhém com o oceano Atlântico e a difusão de tons de cores na mistura das águas... Dão encanto especial ao passeio com estas belas embarcações.

Navegando por 50 minutos chega-se a plataforma coralínea do Recife de Fora.

O Recife de Fora, hoje um parque marinho municipal, é um dos imensos cabeços de corais existentes na orla portussegurense dotado de piscinas naturais, aquários vivos.

Mantido sob cuidado por guardas-parques, ambientalistas voluntários, sem dúvida nenhuma o Recife de Fora é um dos lugares mais mágicos deste Paraíso do sul da Bahia - Porto Seguro.

Locar um snorkel e estar prevenido calçando os pés, são indispensáveis.
Procurar fazer alguma leitura e entendimento antecipado sobre o que é um recife de coral, o Recife de Fora, torna o passeio ainda mais especial e a visita por sua vez muito mais proveitosa.

Duração de 4 horas de passeio, é necessário obedecer a período das marés e entre-marés.

"... De manhã levantamos com o sol ainda querendo aparecer, esperamos com calma um simples desjejum, exatamente para que o organismo esteja firme pra apurar toda a sensação e surpresas da alma, que virão. Mochila nas costas, objetos: boné, óculos escuros, camiseta de manga comprida, protetor solar, bermuda, chinelo, snorkel e um par de tênis velho... Tudo pronto!

Vamos pra o embarque no centro de Porto Seguro (na antiga tarifa, praça do relógio), no píer de embarque do município encontramos muitos outros com a mesma expectativa no olhar, e orientados pelos nativos com todos os cuidados preventivos à pequena viagem de escuna no mar de Porto Seguro.

Reunidos na "nossa" escuna envolvidos naquela sensação da manhã, já com o sol acima da linha do mar e forte, partimos navegando as águas mansas do rio Buranhém. Os balanços que se seguem marcam a entrada da escuna no mar, nada demais um pouco de emoção, afinal, é o encontro das águas e a saída dos arrecifes de porto seguro.

Olho para trás e vejo a cidade ficar distante, a orla e suas falésias exuberantes tanto ao sul quanto ao norte, me fazem imaginar a visão de Caminha e sua tão precisa descrição em sua carta de 12 páginas. No meio da navegação o mar ganha um tom lindo, um verde cristalino.

Já chegando ao Recife de Fora vemos uns cabeços de corais menores, são os chapeirões - chamados assim por crescerem do leito marinho na forma de cogumelo em colunas recifais e ao alcançar o topo, o sol os espalham lateralmente.

Ao aproximar para a ancoragem a água é tão cristalina que vemos o fundo do mar e muitos cabeços de corais pequenos. A visão do recife natural é espetacular e imensa - em alto mar uma estrutura daquelas - e ao longe vemos as piscinas naturais. Obra de Deus!

Na escuna o alvoroço de todos e a atenção para as dicas passadas para a visitação. Emoção a vista entramos no bote e somos deixados na plataforma; ali somos recebidos por um guarda-parque e uma palestra esclarecedora nos é passada com a competência dedicada dos nativos.

Caminhar sobre os corais nos dá uma sensação de desconforto, mais, por pisotearmos vidas em que nem enxergamos. Porém, a área é demarcada e nela foi feito um estudo de impacto sendo que não se descumpre as regras estabelecidas para a visitação, ou pela orientação prestada pelo guarda-parque, ou pela própria consciência que desenvolvemos da importância daquele ambiente natural e de sua edificação pela natureza, por Deus!

Um presente de Deus, a oportunidade de mergulhar na piscina natural e fazer ali a flutuação com o snorkel, a beleza dos cardumes, diversificados, dos corais na borda da piscina e a experiência extraterrestre que adquirimos num mergulho num aquário vivo como o do Recife de Fora.

Voltando à escuna no tempo certo permitido pela maré, voltamos com a sensação de realização de um belo sonho inimaginado, compreendido de razões em defesa da natureza preservada ou do manejo que devemos empreender sobre todos os ambientes naturais desde o da nossa casa, rua, bairro, cidade, estado, país e planeta.

O Recife de Fora é capaz sim de mudar conceitos ambientais!

Ao desembarcar na cidade tomamos um rumo. De estômago vazio a melhor pedida foi almoçar frutos do mar, pescados, num dos restaurantes da rua Portugal (que a noite se transforma na passarela do álcool). E reunido com amigos contamos todas as emoções e experiências, sensações vividas com a certeza de ter tido um dos dias mais completos na Costa do Descobrimento.

E após o almoço tivemos tempo pra dar sequência em nossa aventura em Terras Baianas de Porto Seguro (ou voltar para o hotel e repôr energias para um lual a noite!).

Sim, pudemos e podemos. Acredite nos seus sonhos e se veja onde seus sonhos o levarem!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário