Costa do Descobrimento - Litoral Sul - Arraial D'ajuda e Trancoso.

Esses dois nomes bastariam para justificar o motivo pelo qual todo mundo quer e deve ir para o litoral sul conhecer essas duas pérolas da região e do Brasil. Síntese do significado turístico e vocacional à região Costa do Descobrimento, portanto, Porto Seguro em especial, já que ambas localidades ficam no município.
O visual e os detalhes transformam Arraial e Trancoso em lugares diferentes, com atmosfera diferente!
Não basta somente alí estarem praias com a mistura de cores típicas do nordeste brasileiro, das regiões tropicais no planeta, a própria condição histórica e geográfica possibilitam um "Q" de especial somada ao estilo de vida adotado e buscado por quem aqui vive ou veio viver, buscar, se encontrar...

Para o passeio deve-se equipar primeiramente o espírito, ou seja, disposição e aventura à mente.
Preparar o material fotográfico, botar na mochila: protetor solar, toalha, garrafinha d'água pra hidratação...
Usar sandálias é o ideal, camiseta de malha e um chapéu com óculos de sol é o suficiente. Naturalmente, bermuda e roupa de banho, pois, a fama que, principalmente Trancoso, tinha da prática naturista ou do top less em Arraial D'ajuda hoje já não mais existe. Uma pena!

Para esse roteiro tem que sair bem cedo, o quanto mais cedo melhor, se possível pegar o nascer do sol.
O encanto está na travessia do rio Buranhém pela balsa, ao chegar do outro lado do rio já se sente uma atmosfera realmente inovada.

"... olha o côco aê brother... quem num pediu então "pida"... diet, light, zero açúcar... o branquinho, a pretinha, o negão dançando, a loirinha paquerando, a lingua falada diferente... hebráica, italiana, inglesa... de algum lugar do mundo, quem sabe! Que mistura, que travessia... com sorte se vê de tudo... mas, só a paisagem já fala por si só, toma a todos uma energia fantasiosa. Ah travessia!"

O caminho não é longo, vamos para Trancoso. Seguimos uma estrada calçada em meio às propriedades charmosas de Arraial na estrada do Apaga-fogo. Um verde toma o cenário. Subindo a ladeira da Santa, passamos pelo Arraial - 5 km. Chegamos ao asfalto e seguimos rumo a Trancoso de vez. Em meio à Mata Atlântica chegamos a um areial, estrada de interior e caminho antigo carregado de charme e romantismo em direção a Trancoso. Obs.: Quem quer conforto - acha que tem mais conforto - o caminho é muito mais longo (4 vezes mais), vai pelo o asfalto cheio de "tobogans" da estrada BA-001, o charme não é o mesmo. O desconforto da estrada de terra é, pra mim, compensado, pelo aspécto aventuresco e também mais perto para se chegar ao destino, Trancoso.

"Vamos pra a praia direto! Nativos, Coqueiros ou pra Cabana dos Dotô?
Largado... Num bem bão! Deixa rolar e o dia passar, acomodados e pode nadar, andar, caminhar, cavalgar, morgar, enfim! Trancoso - Tranquilo e gostoso, ocioso, preguiçoso... ai ai! A gente merece.
Comer bem: peixe, camarão... O peixe na telha com purê ou recheado o peixe na telha e purê, arroz, farofa de Trancoso; camarão no gerimum, moranga; moqueca de peixe e camarão mista; caldeirada de mariscos.
É pra dar água na boca mesmo!"

Passar o dia mesmo aproveitar a praia os instantes, conversar, conhecer, brincar, tudo isso em Trancoso.
Já perto do fim do dia subir a ladeira e ir pra o "Quadrado" e ver a transição sol / lua se for possível, pra de vez se encantar e de lá nunca mais querer sair. De todo modo, o Quadrado deste quadrílatero - Porto, Arraial, Trancoso e Caraíva - representa bem um tempo que passa no movimento de ponteiro de um relógio gigante, ou seja, custa a passar, pronlongando a vida.
Num vou falar da volta. Será que vai voltar?

E ARRAIAL D'AJUDA, que lugar!
Arraial, pode chamar assim, íntimo mesmo, onde todas as tribos se encontram.
Não é a tôa que ficou conhecida como "esquina do mundo".
Ir pra Arraial não é a mesma coisa que ir pra um lugar, é ir pra Arraial. Pensa nisso!
A praia do Mucugê e da Pitinga, essa última especialmente, dá na gente vigor e vontade. Ser jovem eternamente. A beleza natural obriga naturalmente ser bonito, o quê e quem quer que seja!
Arraial mexe! Tem sonoridade, tem presença e marca o gosto de estar alí naquele lugar.
Andar nos seus acessos, seus becos e passarelar pelo vilarejo apurando o bom gosto e sensações.
Olha, tem que ir pra entender! Sinceramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário