Costa do Descobrimento - Orla Norte - Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

Propaganda, mídia e até a falta de interesse do próprio turista que visita a região, faz passar despercebido de uma grande maioria que passa por aqui, as belezas e encantos reservados para o litoral norte da Costa do Descobrimento.
Onde estão: SANTA CRUZ CABRÁLIA - com praias mansas, limpas, lindas, despoluídas do processo industrial turístico que invade a região desde à década passada, mais ao "léu" de quem gosta e procura tranquilidade e reserva - e, BELMONTE - uma pérola ao meu ver, isolada, distante, mas, carregada de conservação da rica história, do jeito de viver que marca à região entremeada da Costa do Cacau e da Costa do Descobrimento no sul da Bahia, gastronomia e belezas naturais.

Em Santa Cruz Cabrália fica a Coroa Vermelha, padronizada como ponto turístico que remonta a Primeira Missa realizada no Brasil e onde está uma gleba indígena dos Pataxó, despontada pela prática comercial do artesanato bem variado e praias lindas e mansas, estruturadas com restaurantes e cabanas de praia. Passagem obrigatória utilizando a rodovia BR-367 para se chegar a sede do município de Cabrália.
Na histórica cidade de Santa Cruz realiza-se os passeios de vocação local, ou seja: Embarcações que levam os turistas para os pontos turísticos naturais e de rara beleza, comodidade e elaboração dinâmica da região.
Destes, os destaques vão para o passeio de escuna para Coroa Alta e o passeio fluvial pelo rio João de Tiba, realizados em confortáveis Chalanas.
Os pioneiros que cruzam o Rio João de Tiba pela travessia das balsas, encontram acesso asfaltado e um belo litoral, pouco explorado até então. Após a balsa a rodovia BA-001 vai romper vilarejos pitorescos e praias preservadas em lugares tranquilos e sem movimentação intensa. Caso, de Santo André, Santo Antônio, Guaiú e Mogiquiçaba (esse último já no limite de Cabrália e Belmonte). Inclusive com praias para a prática de surf, windsurf, kitesurf, caiaque... Lugares que os locais frequentam como point's para lazer.
A distância até Belmonte é de 50 km em asfalto sadio numa estrada sem movimento.
A cidade de Belmonte guarda em si a preservação de um estilo regional pouco mudado desde que o turismo aqui foi descoberto. Local onde fica a foz do rio Jequitinhonha que apresenta larga desembocadura no mar, suas praias são chamadas de mar moreno, com cabanas simples e que oferecem ao visitante o melhor caranguejo da região, ou ainda, o melhor guaiamum - crustáceos apreciadíssimos pelos nativos e dos adeptos. Belmonte teve tempo áureo de movimentação econômica e intensa atividade no tempo do cacau (séc. XIX e XX), o que ainda se sente quando se passa pela cidade de casarões e, portanto, acervo histórico aberto mantido em suas ruas e longas avenidas. Possui um farol montado pela mesma empresa que montou a torre eiffel em Paris na França e um enorme monumento a um dos seus simbolos atuais - o guaiamum. Enfim, o trecho de estrada que liga Santa Cruz Cabrália a Belmonte preenche bem o dia de quem quer conhecer esse cantinho da Costa do Descobrimento, com praias lindas e vilarejos recônditos preservados de toda uma mudança. Ligeira e cruel mudança.
Vale a pena conhecer e, sobretudo, valorizar seu passaporte nas terras sulbaianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário